Ethereum e Smart Contracts

O que é Ethereum e o que são Smart Contracts?

Na sua forma mais simples, o Ethereum é uma plataforma de software aberto baseada na tecnologia blockchain. Seu diferencial é permitir aos desenvolvedores criar e implantar aplicativos descentralizados. O Ethereum é a segunda criptomoeda mais conhecida no mundo, perdendo apenas para o Bitcoin e é conhecida como uma blockchain de segunda geração. Em uma entrevista, o seu criador Vitalik Buterim, comparou o Bitcoin a uma calculadora e o Ethereum a um Smartphone. Mas não necessariamente essa moeda, por ser “mais moderna” passará o valor do Bitcoin, devido a diversos fatores. Um desses fatores é a credibilidade, pois alguns não se sentem seguros para trocar a moeda mais famosa e valiosa do mercado por uma concorrente.

O Ethereum é uma plataforma global descentralizada que foi construída para criar os chamados “smart contracts”, que servirão para diversas aplicações descentralizadas. No Ethereum você pode escrever códigos, que além de controlar dinheiro, poderão desenvolver diversas aplicações que irão revolucionar diversas indústrias em todos os cantos do mundo.

O que é um Smart Contract?

Para ficar mais fácil a compreensão de um Smart Contract, basta comparar com um contrato jurídico, porém substituindo cláusulas, papel e regras escritas, por um código criptografado auto-executável em computadores distribuídos em uma rede descentralizada. Por ser digital e estar numa rede online, ele não pode ser perdido, adulterado e não precisa de intermediários, como um juiz, por exemplo, para validá-lo, nem para executá-lo em caso de desacordo posterior entre as partes. É muito provável que empresas e profissionais, dependendo da área de sua atuação, possam perder espaço ou mesmo falir, desaparecendo completamente do mercado. Porém, algumas empresas se adaptarão e sairão na frente com essa tecnologia disruptiva.

Algumas datas importantes:

  • Em Novembro de 2013: Vitalik Buterin publicou o whitepaper (documentação da plataforma) do Ethereum.
  • Em janeiro de 2014: A plataforma da Ethereum foi anunciada publicamente e o time era composto por Vitalik Buterin, Mihai Alisie, Anthony Di Iorio e Charles Hoskison.
  • Em Agosto de 2014 Acabou o ICO (crowdfunding) do Ethereum, que levantou 18.4 milhões de dólares.

Fique à vontade para enviar as suas dúvidas para  support@cointrade.zendesk.com e siga-nos em nossas redes sociais para ficar por dentro das últimas notícias: Facebook, Instagram e Twitter.

Deixe uma resposta