Entenda como funciona o mecanismo de consenso no Blockchain

Você sabe como funciona o mecanismo de Consenso?

Sabemos que a blockchain é uma rede descentralizada distribuída que fornece imutabilidade, privacidade, segurança e transparência. Não existe uma autoridade central presente para validar e verificar as transações, mas todas as transações na blockchain são consideradas completamente protegidas e verificadas. Isso é possível apenas devido à presença do mecanismo de consenso, que é parte essencial de qualquer rede pública de blockchain.

O mecanismo de consenso (ou algoritmo de consenso) é um procedimento através do qual todos os pares da rede blockchain chegam a um acordo comum sobre o estado atual do livro contábil distribuído. Dessa maneira, os algoritmos de consenso alcançam confiabilidade na rede blockchain e estabelecem confiança entre pares desconhecidos em um ambiente de computação distribuído. Essencialmente, o mecanismo de consenso garante que cada novo bloco adicionado à blockchain seja a única versão da verdade que é acordada por todos os nós (nodes) na blockchain.

O mecanismo de consenso da blockchain consiste em alguns objetivos específicos, como chegar a um acordo, colaboração, cooperação, direitos iguais a todos os nós e participação obrigatória de cada nó no processo de consenso. Assim, um algoritmo de consenso visa encontrar um acordo comum que seja uma vitória para toda a rede.

Saiba mais sobre os dois mecanismos de consenso mais comuns na comunidade de criptoativos, no link do Criptofácil: http://bit.ly/32Ptoxg

Fique à vontade para enviar as suas dúvidas sobre a Labitconf 2019 para midia@cointradecx.com e siga-nos em nossas redes sociais para ficar por dentro das últimas notícias: Facebook, Instagram e Twitter.

Deixe uma resposta