Tudo sobre Blockchain: O que é blockchain e para que serve?

A tecnologia Blockchain emprega a técnica de livro-razão (contábil) distribuído, podendo ser público ou privado, tornando o registro confiável, descentralizado e imutável, armazenando todas as transações realizadas de uma determinada moeda digital, com o uso de criptografia. A tecnologia surgiu em meados de 2008 junto com o Bitcoin e registra informações relativas à quantidade, endereços de remessa e de destino, data e “local” do livro-razão onde cada transação está registrada. Podemos ver as transações em tempo real efetuadas na blockchain de BTC por esse link:

https://www.blockchain.com/pt/btc/unconfirmed-transactions

Como funciona o armazenamento no Blockchain e qual a sua confiabilidade?

As informações são armazenada em Blocos contendo um grupo de transações, registrando em cada bloco as informações acima. No caso do Bitcoin, a cada 10 minutos é formado um novo bloco de transações no Blockchain ligado ao bloco anterior. Sendo assim, os blocos são interligados uns aos outros formando uma cadeia de blocos descentralizada, por isso o nome Blockchain.

Blockchain é seguro?

Seu sistema de interligação faz com que cada bloco dessa cadeia seja conectado a outro através de uma assinatura digital única chamada hash. Ela funciona como uma corrente de ligação entre eles, pois cada um possui a referência da sua hash e a hash do bloco anterior. Desse modo, esses blocos são interligados uns aos outros de uma forma mais segura, visto que  para acessar as informações de um bloco, seria necessário decifrar a criptografia deste e dos blocos anteriores sucessivamente. Desta forma, a transação fica armazenada permanentemente, não podendo ser alterada ou desfeita. Para alterar um dado, exigiria de um hacker a alteração em todos os computadores ao redor do mundo ligado à rede, o que seria basicamente impossível. Ou seja, as informações estão distribuídas entre os computadores ligados a essa cadeia e não apenas armazenadas em um ùnico computador. Portanto, esta é a tecnologia perfeita para operações que necessitem de confiabilidade e segurança.

Como funciona a validação das transações em blockchain?

Todo o processo de validação é resultado da rede de mineradores que, através dos seus cálculos complexos, verificam e registram as transações nos blocos. Isso é possível pois os mineradores emprestam o seu poder computacional à rede, em troca de receber moedas como recompensa. 

Contudo, o  Minerador só pode validar uma transação com o consenso da maioria dos outros mineradores – Ou seja, 50% + 1. A rede precisa “concordar” que a transação é legítima. Enquanto as transações esperam para serem adicionadas em algum bloco, elas ficam temporariamente em uma estrutura chamada de pool. Os mineradores da rede competem entre si para ver quem consegue encontrar um bloco válido primeiro dentro da pool.

Saiba mais sobre mineração no Link: http://abre.ai/mineracointrade

Neste caso, estamos falando apenas em dinheiro, mas poderia ser uma transação que envolvesse música, propriedade intelectual em geral, imóveis, certidão de nascimento e etc.

Saiba mais sobre as aplicações no do Blockchain: http://abre.ai/apblockchain

Abra agora a sua conta agora na Cointradecx!

Fique à vontade para enviar as suas dúvidas para  support@cointrade.zendesk.com e siga-nos em nossas redes sociais para ficar por dentro das últimas notícias: Facebook, Instagram e Twitter.

Deixe uma resposta