Saiba tudo sobre Mineração – O que é e como funciona a Mineração de Bitcoin

Já vimos no texto anterior, sobre o que é Bitcoin, uma pequena introdução sobre mineração. Basicamente é necessário ter um computador com uma capacidade computacional muito grande. Hoje em dia, já não é mais possível minerar Bitcoin com um computador caseiro. O papel dessas máquinas super velozes e feitas exclusivamente para mineração é emprestar o seu poder computacional para validar as transações no Blockchain, em troca de recompensas em Bitcoin. Os mineradores competem entre si para ver quem consegue encontrar primeiro um bloco compatível com o bloco anterior. É importante lembrar que, enquanto as transações esperam para serem adicionadas em algum bloco, elas ficam temporariamente em uma estrutura chamada de pool. Os mineradores da rede competem entre si para ver quem consegue encontrar um bloco válido primeiro dentro da pool.

Agora vamos aprofundar um pouco mais: cada usuário e transação possuem uma identificação própria, embora seja, em princípio, impossível saber a identidade de quem está por trás daquele processo. Todos os usuários da rede podem acompanhar o registro das transações de forma transparente, mas de forma a preservar a identidade daqueles que participam das transações.Além disso, é preciso respeitar a seguinte regra: Cada bloco pode comportar um número “x” de transações e conter apenas transações verificadas e validadas. Então, somente após completar essas duas ações a transação poderá ser concluída, confirmando-se a transação entre os dois endereços.

Quando um computador encontra um bloco válido, ele informa aos demais computadores da rede para que façam a validação. Essa não é uma tarefa simples e exige bastante recurso computacional. Enquanto o minerador leva bastante tempo para encontrar um bloco válido e ser remunerado em Bitcoin, a validação leva questão de segundos.

Quando um minerador tem um bloco validado, ele ganha uma Proof of Work  (POW) – um hash (código com números encriptados) que serve como protocolo de que aquela transação é válida. Ele ganha também um Proof of Stake (POS), certificando que o usuário é dono daquela informação.

Abra agora a sua conta agora na Cointradecx!

Fique à vontade para enviar as suas dúvidas para  support@cointrade.zendesk.com e siga-nos em nossas redes sociais para ficar por dentro das últimas notícias: Facebook, Instagram e Twitter.

Deixe uma resposta