Pump and dump

Investidores devem ficar muito atentos antes de se aventurar e/ou decidir comprar uma ação ou qualquer outro ativo financeiro. Grupos de pessoas com intenções duvidosas podem aplicam algumas “pegadinhas” a afim de ditar algumas tendências do mercado e manipulá-lo. Em português, a expressão “dump and pump” significa ‘inflar e largar’ e normalmente é exatamente o que acontece em ações de baixa liquidez.

Para o valor desses ativos subirem, algumas pessoas, principalmente em comunicados/fóruns, começam a espalhar boatos sobre a empresa, visando criar a expectativa de que ela terá um bom desempenho e que suas ações vão seguir trajetória crescente extraordinária. Isso é que chamamos de ‘fase do pump’.

A alta atrai mais e novos investidores, por exemplo, que percebem uma movimentação anormal naquela ação. Nesta hora, os autores dos boatos começam a vender as ações que foram adquiridas com lucro, e neste momento essa única venda já é suficiente para despencar os valores de tal ativo.

Como se prevenir?

Pesquisar muito e buscar outras fontes quando a especulação começar. Não acreditar em boatos que não sejam fundamentados em fatos sólidos e comprováveis que expliquem as boas perspectivas e resultados relativamente a tais ativos.

Como comprar criptomoedas?

Para comprar diversas altcoins, acesse Cointradecx e cadastre-se. O processo é bem simples e rápido.
Fique à vontade para enviar as suas dúvidas para support@cointrade.com e siga-nos em nossas redes sociais para ficar por dentro das últimas notícias: Facebook, Instagram e Twitter.

Deixe uma resposta